Porque investir em Software de gestão empresarial?

 

A importância da informática na gestão das empresas é inquestionável.

Empreendimentos de todos os portes ganham agilidade, confiabilidade e, principalmente, uma redução de despesas operacionais com a adoção de softwares de gestão. As micros e pequenas empresas, quando planejam implantar sistemas informatizados, esbarram em uma questão: os altos custos. Antes de qualquer coisa, não considere o software de gestão um custo, mas sim um investimento, que em médio prazo lhe trará benefício direto em todos os setores da sua empresa. Algumas dicas para a sua empresa adquirir um software deste tipo incluem:

  • Avaliação: faça uma avaliação das reais necessidades da sua empresa, envolva o maior número de pessoas possíveis nesta avaliação inicial, principalmente os diretamente beneficiados pelo software.
  • Consultoria: busque apoio e conhecimento técnico de especialistas da área de informática para definição da arquitetura tecnológica que mais se enquadra na empresa.
  • Funcionalidades: procure entender todas as funcionalidades do software e analise os benefícios que estas funcionalidades trarão para a empresa: aumentando a produtividade, reduzindo custos ou tempo, eliminando repetições em processos e qual o impacto causado nos clientes?
  • Flexibilidade: o ideal seria ter um software desenvolvido sob medida para a empresa, mas devido ao custo elevado muitas empresas optam pela compra de um software pronto. Neste caso, o software possui uma parcela de ajuste a empresa e vice-versa. Esta parcela de ajuste que chamamos de flexibilidade. Saiba o quanto o software pode ser ajustado para sua empresa e o quanto sua empresa terá de se ajustar ao software. Veja como o software poderá eliminar os maus hábitos instalados. Um bom software não pode anular as boas práticas da empresa, principalmente se forem seu diferencial.
  • Parametrização: verifique a facilidade na mudança de relatórios, layout, impressões, parâmetros. Qual o custo de cada alteração e como são tratadas as alterações futuras? As alterações legislativas, laboratoriais, leis tributárias, e outras, são cada vez mais constantes. Veja como a empresa e o software estão preparados para estas mudanças.
  • Internet: a integração entre sistemas de gestão e a internet está cada vez mais presente nas empresas. Assegure que isto está presente em seu software de gestão e quais vantagens esta integração trará para a empresa.
  • Referências: busque referências de outras empresas que utilizam este software e analise a semelhança entre os processos. Veja o grau de satisfação da empresa que usa o software atualmente, identifique os pontos fracos, casos existam.
  • Instalação, implementação e adaptação: é a parte mais delicada, por isso busque apoio de um especialista em informática para acompanhar todo o processo para que não existam falhas que acarretarão problemas futuros. Assegure de que a empresa que fornece o software estará completamente envolvida na instalação e que possa fazer ajustes necessários que garantam o bom desempenho das atividades dos gestores.
  • Treinamento: Nesta fase, a empresa precisa estar completamente envolvida e escolher a época mais branda em suas atividades, pois todos devem participar. O treinamento é fundamental para o bom uso do software e capacitação do usuário para explorar ao máximo os recursos do sistema.
  • Suporte: nenhum sistema se mantém sem suporte. São diversas as razões que demandam suporte, como por exemplo: dúvidas de operação por parte dos usuários, algum problema de indisponibilidade ou até mesmo erro em alguma de suas adaptações funcionais que deve ser corrigido. Dessa forma, quanto mais criteriosa for a análise na escolha do software de gestão, maiores serão os benefícios para a empresa. E por fim, o contrato, em que devem estar explícito todos os direitos e deveres de ambas as partes. Tanto a empresa contratada quanto a empresa beneficiada devem acertar todos os aspectos legais que regem pela boa relação e preservação do software. As soluções do produto devem apoiar todas as ações dos processos de gestão, do controle de documentos integrado, passando pelas auditorias, gestão de melhorias a outras funcionalidades, que permitem ganhos de qualidade.

SISTEMA GDOOR é um software completo para gerenciamento de empresas, eficaz e descomplicado. Com ele é possível gerenciar rapidamente pequenas e médias empresas de prestação de serviços e comércios em geral, controlando valores de estoque, vendas, compras e de outras áreas. Além disso, o sistema possui suporte e vários canais didáticos sobre o sistema, proporcionando um ambiente seguro para informatizar sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *